Mindfulness para Enxaqueca

A meditação consciente pode revelar-se um tratamento de brincadeira para enxaquecas.

Pesquisadores do Centro Médico Batista Wake Forest recrutaram 19 pacientes adultos com enxaqueca e atribuíram 10 deles para serem ensinados a redução do estresse baseado no mindfulness (MBSR) enquanto os outros receberam atendimento médico padrão.

Aqueles no grupo mindfulness participaram de oito aulas semanais para aprender técnicas MBSR e foram convidados a praticar por conta própria por pelo menos 45 minutos por dia, durante pelo menos cinco dias por semana.

Os resultados mostraram que os pacientes com atenção plena tinham menos dor de cabeça do que o habitual. Além disso, os episódios de enxaqueca que eles tiveram foram menos graves e não duraram o tempo que tiveram no passado, ou enquanto as dores de cabeça experimentadas por aqueles no grupo de controle.

Em comparação com o grupo de atendimento médico padrão, os pacientes com atenção plena apresentaram 1,4 enxaqueca por mês. Como a amostra do estudo foi relativamente pequena, Os pesquisadores precisarão estudar o efeito do MBSR em um grupo maior de pacientes para confirmar sua eficácia. Enquanto isso, MBSR vale a pena tentar. Não tem efeitos colaterais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *